Projetos

[Divisor]

projetos-capa

A Trupe Sinhá Zózima, ao longo de sua trajetória, já desenvolveu e ainda desenvolve diversos projetos pela cidade de São Paulo.

A existência de políticas públicas e leis de incentivo relacionada à cultura, garantem o apoio, a manutenção e a criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção artística. No Brasil e mais especificamente em São Paulo, a Lei de Fomento ao Teatro (lei 13.297/02), em vigor desde 2002, é um marco para as políticas públicas de cultura no país. São dois editais anuais, selecionando até 30 projetos por ano que recebem financiamento para realizarem suas atividades. A Trupe foi contemplada em duas edições, com o propósito de residir artisticamente em um terminal de transporte público e de promover encenações dentro do ônibus.

Em 2015, a ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro! foi contemplada pelo Edital Proac 44/2014, viabilizando um ano de atividades culturais no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II. Vale ressaltar que no ano anterior a ação foi realizada, mesmo sem patrocínio, sendo fruto da articulação dos integrantes da Trupe e de convidados que se propuseram a embarcar no ônibus por perceberem o potencial da atividade e sua importância para a transformação daquele espaço em um local de reflexão e arte.

A Trupe Sinhá Zózima procura, constantemente, maneiras de garantir a existência de sua pesquisa e seus projetos, seja por meio de editais e leis de incentivo, pela sua organização interna ou busca por investidores. Essa questão está diretamente vinculada ao movimento de pesquisa do grupo sobre produção.

É preciso resistir. Residir. Ocupar os espaços. Permanecer. Trabalhar.